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BofA rebaixa Mercado Livre, Magalu e Multilaser devido ao impacto do “Efeito Shein” que vai além da moda

O Bank of America realizou um amplo corte nas avaliações das empresas do setor varejista, levando em consideração os possíveis impactos da isenção do imposto de importação em vendas de até US$ 50. Como resultado, o Mercado Livre, Magazine Luiza e Multilaser foram rebaixados para a classificação “neutro” e o preço-alvo da Lojas Marisa foi reduzido em 70%, já que anteriormente tinha uma recomendação de “venda”. Esse relatório teve um impacto negativo no setor, resultando em quedas nas ações. O Mercado Livre chegou a cair mais de 8% e encerrou com uma queda de 5,8%. O Magazine Luiza teve uma queda de 4%, a Multilaser 6,2% e a Lojas Marisa 3,3%.

A Renner, que já havia sofrido um duplo rebaixamento do Bank of America na semana anterior, sofreu uma queda adicional de 6,4%, enquanto a Guararapes perdeu 2,4%. O analista Bob Ford afirmou que a isenção do imposto deve afetar principalmente o setor de moda, mas que a “arbitragem de impostos” também pode impactar outras categorias, como eletrônicos, joias, relógios, segurança, móveis, materiais de construção, produtos para animais de estimação, brinquedos, esportes e beleza. Segundo o Bank of America, praticamente todos os varejistas listados serão afetados, incluindo Alpargatas, Arezzo&Co, Marisa, Hypera, Lojas Quero-Quero, Lojas Renner, Mercado Livre, Magazine Luiza, Multilaser, Natura, Petz, Soma, Track&Field e Via.

O analista afirmou que os otimistas sugerem que as implicações da isenção são tão significativas para varejistas e fabricantes, e terão um impacto tão relevante nos empregos e na arrecadação do governo, que a medida pode ser revertida ou mitigada. No entanto, isso poderia se tornar extremamente impopular entre os eleitores brasileiros, potencialmente levando o governo a adiar estratégias de mitigação até que danos óbvios à economia comecem a aparecer, conforme mencionado pelo analista.

No caso do Mercado Livre, o Bank of America destacou que a empresa compete principalmente com as ofertas transfronteiriças que agora não serão taxadas. Embora seja esperado que o Mercado Livre busque oportunidades transfronteiriças, impulsionadas por seu sucesso no México, essa transição pode levar tempo, e espera-se que as plataformas puramente transfronteiriças apresentem riscos de concorrência. Além de rebaixar a classificação das ações do Mercado Livre, o banco reduziu o preço-alvo de US$ 1.680 para US$ 1.380, com base em múltiplos EV/GMV de 0,8x para o comércio eletrônico (em comparação com 1x anteriormente) e de 0,2x EV/TPV para o negócio de fintech, alinhado com empresas similares globais.

No caso do Magazine Luiza, o preço-alvo foi reduzido de R$ 6,50 para R$ 3,80, com o Bank of America aplicando um desconto no múltiplo da empresa em relação às empresas similares globais, devido ao aumento da competição. Para a Multilaser, o preço-alvo foi de R$ 9 para R$ 3,10, e para a Marisa, de R$ 2,50 para R$ 0,75 por ação.

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