Economia e Finanças

Ativo e passivo a chave para a saúde financeira da empresa

Spread the love

O que é Ativo e o que é passivo?

Ativo e passivo são dois termos financeiros importantes que todos os investidores e empresários precisam entender. O ativo é o que uma empresa possui e o passivo é o que ela deve. Ambos são registrados no balanço patrimonial da empresa, que é um documento financeiro que mostra a posição financeira da empresa em um determinado momento.

 

Ativos são tudo o que uma empresa possui e que pode ser utilizado para gerar receita

Isso inclui dinheiro em caixa, investimentos, imóveis, equipamentos, estoques, contas a receber, entre outros. O objetivo de ter ativos é gerar receita para a empresa, seja através da venda de produtos ou serviços, ou de outras formas de geração de renda.

Passivos são todas as obrigações que a empresa tem com terceiros, ou seja, tudo o que ela deve pagar. Isso inclui dívidas, contas a pagar, impostos a pagar, salários a pagar, entre outros. O objetivo de ter passivos é financiar a aquisição de ativos ou outras despesas necessárias para o funcionamento da empresa. Uma das principais diferenças entre ativos e passivos é que os ativos são utilizados para gerar receita, enquanto os passivos são utilizados para financiar a aquisição de ativos ou outras despesas necessárias para o funcionamento da empresa. Por exemplo, uma empresa pode adquirir um novo equipamento para aumentar a produção e, para financiar essa aquisição, pode emitir uma dívida.

 

Nesse caso, o novo equipamento é um ativo e a dívida é um passivo

Outra diferença importante entre ativos e passivos é que os ativos são normalmente mais líquidos do que os passivos. Isso significa que os ativos podem ser facilmente convertidos em dinheiro, enquanto os passivos geralmente levam mais tempo para serem pagos. Por exemplo, se uma empresa tem uma dívida com vencimento em um ano, ela não pode simplesmente pagá-la imediatamente, ela precisa esperar até o vencimento para fazer o pagamento.

Os ativos e passivos são importantes para a saúde financeira de uma empresa

Uma empresa saudável terá mais ativos do que passivos, o que significa que ela tem mais recursos para gerar receita e menos obrigações para pagar. Se uma empresa tiver mais passivos do que ativos, ela pode ter dificuldades financeiras e correr o risco de falência.
Existem diferentes tipos de ativos e passivos, que podem ser classificados de acordo com sua liquidez, prazo de vencimento e outras características. Os ativos podem ser classificados como circulantes, que são aqueles que podem ser convertidos em dinheiro em um curto período de tempo, como estoques e contas a receber, ou não circulantes, que são aqueles que levam mais tempo para serem convertidos em dinheiro, como imóveis e equipamentos.
Os passivos também podem ser classificados como circulantes, que são aqueles que precisam ser pagos em um curto período de tempo, como contas a pagar e salários a pagar, ou não circulantes, que são aqueles que têm um prazo de vencimento mais longo, como empréstimos de longo prazo e debêntures.
A gestão adequada dos ativos e passivos é fundamental para o sucesso financeiro de uma empresa.

Então veja mais sobre conteúdo do blog clique no link https://planosriqueza.com.br/
Além disso sigam-nos no Twitter https://twitter.com/planosriqueza

Please follow and like us:

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)