Economia e Finanças

Taxa Selic e sua importância na economia e no seu bolso

Spread the love

A Taxa Selic é um dos principais indicadores da economia brasileira. Trata-se da taxa básica de juros da economia, definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que é responsável pela condução da política monetária no país. Neste artigo, vamos abordar o que é a taxa Selic, como ela é definida, qual é a sua importância para a economia brasileira e como ela afeta o seu bolso.

 

O que é a Taxa Selic?



A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é utilizada como referência para todas as outras taxas de juros do mercado, como as taxas de juros dos empréstimos, financiamentos e investimentos. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que é composto por membros do Banco Central do Brasil.

O objetivo do COPOM é manter a inflação dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,75% ao ano em 2021. Para isso, o COPOM utiliza a Taxa Selic como uma das principais ferramentas de controle da inflação.

 

Como é definida a Taxa Selic?



A Taxa Selic é definida a partir de uma reunião do COPOM, que acontece oito vezes por ano. Durante essa reunião, os membros do comitê avaliam a situação da economia brasileira e decidem se devem aumentar, diminuir ou manter a Taxa Selic inalterada.

A decisão do COPOM leva em conta diversos fatores, como a inflação, o nível de atividade econômica, a taxa de câmbio, entre outros. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre o controle da inflação e o estímulo ao crescimento econômico.

 

Qual é a importância para a economia brasileira?

A Taxa Selic é uma das principais ferramentas de controle da inflação na economia brasileira. Quando o COPOM decide aumentar a Taxa Selic, isso faz com que os empréstimos e financiamentos fiquem mais caros, o que reduz o consumo e a demanda por bens e serviços. Isso ajuda a controlar a inflação, pois a redução da demanda faz com que os preços não subam tanto.

Por outro lado, quando o COPOM decide diminuir, isso faz com que os empréstimos e financiamentos fiquem mais baratos, o que estimula o consumo e a demanda por bens e serviços. Isso ajuda a estimular o crescimento econômico, pois o aumento da demanda faz com que as empresas produzam mais e contratem mais funcionários.

Além disso, a Taxa Selic também afeta a rentabilidade dos investimentos. Quando a Taxa Selic está alta, os investimentos em renda fixa, como o Tesouro Direto, se tornam mais atrativos, pois oferecem uma rentabilidade maior. Por outro lado, quando a Taxa Selic está baixa, os investimentos em renda variável, como a bolsa de valores, se tornam mais atrativos, pois oferecem a possibilidade de uma rentabilidade maior.

 

Como afeta o seu bolso?

 

A Taxa Selic afeta diretamente o seu bolso, principalmente no que diz respeito aos empréstimos e financiamentos. Quando está alta, as taxas de juros dos empréstimos e financiamentos também ficam mais altas, o que pode encarecer o seu crédito. Por exemplo, se você pretende fazer um empréstimo para comprar um carro, a Taxa Selic alta pode fazer com que o juro desse empréstimo seja mais elevado, o que aumenta o valor final que você terá que pagar.

Além disso, também afeta a rentabilidade dos seus investimentos. Se você tem investimentos em renda fixa, como o Tesouro Direto, afeta diretamente o retorno que você terá sobre o seu investimento. Quando está alta, os investimentos em renda fixa são mais atrativos, pois oferecem uma rentabilidade maior. Por outro lado, quando está baixa, os investimentos em renda fixa oferecem uma rentabilidade menor, o que pode fazer com que você procure outras opções de investimento, como a bolsa de valores.

Por fim, também pode afetar a inflação e, consequentemente, o poder de compra do seu dinheiro. Quando a inflação está alta, o seu dinheiro perde poder de compra, pois os preços dos produtos e serviços aumentam mais rapidamente do que o seu salário. Nesse caso, pode ser usada para controlar a inflação, o que ajuda a proteger o seu dinheiro.

 

Conclusão

A Selic é um indicador muito importante da economia brasileira. Ela é utilizada pelo COPOM como uma das principais ferramentas de controle da inflação e também afeta diretamente os seus investimentos e empréstimos. É importante ficar atento à evolução da Taxa Selic e aos seus impactos na economia e no seu bolso.

 

 

Então veja mais sobre conteúdo do blog clique no link https://planosriqueza.com.br/
Além disso sigam-nos no Twitter https://twitter.com/planosriqueza

Please follow and like us:

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)